CONSTRUTIVISMO
A Educação na Família e na Escola

Coordenação
  Currículo


Izolda Lopes: Currículo Descritivo

A opção pela EDUCAÇÃO foi precoce sendo efetivada na escolha pelo Magistério já no 1 ano do Ensino Médio. Agregando aos estágios a lembrança de minhas demandas enquanto estudante, já avaliava algumas condutas didáticas/pedagógicas e especulava alternativas para vivências profissionais futuras.

A seqüência da busca de qualificação se deu com a faculdade de Pedagogia que formatou o pano de fundo porque a pequena experiência acumulada através do trabalho e de estágios me mostravam a importância da EDUCAÇÃO INFANTIL que, com a realização do Curso Adicional de 780 horas, em Educação Pré-Escolar, deu-se a consolidação de uma 1 etapa de formação. Por sorte, as disciplinas principais deste curso tiveram uma abordagem piagetiana, que já chamara minha atenção ainda no magistério com a descoberta de livros sobre Piaget.

A partir de então, traçara minha linha de conduta profissional/pedagógica. Para adquirir uma visão multidisciplinar, realizei vários cursos livres, como regência, didática da linguagem e da matemática, artes plásticas, alfabetização na linha construtivista, desenvolvimento cognitivo, recreação.

Estive inserida em instituições tradicionais como professora e como supervisora onde sempre tentei e consegui, mesmo que pouco, conduzir o cotidiano de uma forma mais construtiva, até conseguir vivenciar realidades piagetianas.

Trabalhei também como secretária em clínica de psicologia e como auxiliar de diretoria de faculdade.

Enquanto cursava a faculdade de Pedagogia, fui estagiária na LBA dando aula para grupo de crianças e adolescentes com defasagens de aprendizagens. Esta experiência confirmou suspeitas de que a maioria das defasagens de aprendizagem nada mais são do que um acúmulo de dificuldades básicas de aprendizagem, não sanadas, e passei a dividir meu estudo com temas correlatos para desenvolver um trabalho preventivo e ser capaz de detectá-las enquanto professora, para encaminhamentos precoces em caso de necessidades. Na busca de ampliação de conhecimentos específicos realizei cursos de: Técnicas Psicomotoras de Prevenção e Correção do Gesto Gráfico; Dificuldades de Aprendizagens; Aprendizagem e seus Distúrbios na Infância e na Adolescência.

Por motivos de saúde fui demitida de uma escola onde era professora e onde acumulei um conhecimento e experiência que, agregados aos meus estudos auto-didatas anteriores e paralelos, me deram suporte para, diante da grande frustração e tristeza da demissão, construir um projeto profissional próprio que foi voltado para assessoria para escolas que queriam iniciar numa ou modificarem-se para uma conduta pedagógica construtivista. Passei dois meses trancada em meu quarto estruturando o projeto, escrevendo, reescrevendo, avaliando prós e contras e organizando a estratégia de venda que seria feita por mim, já que com algumas tentativas percebi que achar uma parceria com a minha disposição seria muito difícil.

Acho que por eu acreditar tanto na idéia, o retorno, a expansão foi maior do que esperava o que funcionou como um incentivo recheado de responsabilidade e muito senso crítico. Lia muito, estudava sempre, participava de cursos e eventos com o máximo de assiduidade para me manter atualizada e poder oferecer sempre mais às instituições requisitantes.

O foco do projeto era pedagógico, mas as mudanças mexiam com a estrutura organizacional das escolas e comecei a encontrar entraves burocráticos, ou de gestão ou de carreiras, e muitas vezes o trabalho foi interrompido para auxiliar ou mesmo organizar os funcionários, promovendo discussões sobre dificuldades de vivenciar novamente situações de aprendizagem, ou em suas dificuldades individuais em acompanhar a implantação e a implementação do projeto de assessoria; questões financeiras, culturas organizacionais antiquadas, etc. Esta sucessão de acontecimentos me fez buscar aprender sobre gestão, administração de Recursos Humanos, mas com foco subjetivo porque eu não iria trabalhar com departamento de pessoal nem plano de cargos, etc. Além de leituras realizei cursos de: Formação em Dinâmica de Grupo; Administração de Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos; Consultoria Organizacional.

O projeto de assessoria pedagógica há muito já passara para psicopedagógica e já no 1 ano, os cursos que o compunham extrapolaram os contratos institucionais e eram realizados avulsos para grupos compostos por profissionais de várias instituições, vindos por essas ou por conta própria, e a assessoria também passou a atender profissionais, pais e/ou responsáveis.

Outros trabalhos realizados simultaneamente foram Pesquisa Independente: O Construtivismo na Educação Especial [BH/MG]; Consultoria para elaboração de síntese de Documento sobre Educação Infantil para a Secretaria de Educação do Estado do Ceará, através do UNICEF [Fortaleza/CE] e Assessoria Técnica à Divisão de Educação Infantil da Secretaria de Educação do Estado do Ceará [Fortaleza/CE]; produção de artigos técnicos [alguns publicados em jornais de Minas Gerais e do Ceará]; produção e coordenação dos sítios www.construtivismo.com.br, www.enpe.com.br, www.espacomultidisciplinar.com.br e www.pedagogiaempresarial.com.br.

Realizei também outros cursos como Educação em Creches Comunitárias; Formação de Professores Piagetianos; Capacitação de Educadores Infantis para Agentes Comunitários de Saúde; Educação Matemática; Trabalhando com Projetos; Aquisições de Regras Ortográficas pela Criança; Informática para o Magistério; Compromisso Social com a Criança, na área pedagógica. Neuropsicologia [introdução]; Prevenção e Tratamento da Dislexia e da Disgrafia; Os Descompassos entre Formas Tradicionais de Ensinar e a Lógica do Aprender; Inclusão e Integração de Portadores de Deficiências Escola e Trabalho; A Interrelação Fonoaudiológica e Pedagógica nas Instituições [como participante e como palestrante com o tema Histórico, Teoria, Planejamento e Prática Construtivista]; e seminários na área psicopedagógica. Na área gerencial: Chefia e Liderança; Planejamento e Gestão para a Qualidade Total; Nivelamento Teórico Metodológico de Gestão Escolar; Como Implantar a Gestão da Qualidade na Empresa; Como Planejar e Comercializar Eventos; Pedagogia para a Educação Corporativa.

Atualmente, atendendo a uma demanda de lugares distantes do nosso país e de alguns do exterior, estamos nos dedicando à assessoria virtual para pais e/ou responsáveis, para profissionais, estudantes de graduação e de pós-graduação, para instituições e à expansão dos sítios com maior participação dos internautas.

Relacionados com: Izolda Lopes


Envie seus comentários www.construtivismo.com.br