CONSTRUTIVISMO
A Educação na Família e na Escola

Publicações
  Izolda Lopes



A Importância da Educação Infantil

Izolda Lopes

psicopedagoga e pedagoga empresarial
Rio de Janeiro/RJ/Brasil, 26 de março de 2004

A infância acontece intensa e rapidamente e por isso toda a experiência vivida nesta fase se incorpora ao ser humano, acompanhando-o e externando-se em sua conduta adulta. A construção da inteligência, a maturação do sistema nervoso e dos vários membros que formam um corpo acontecem intensamente neste período. Por isso, faz-se necessário receber múltiplos e ricos estímulos durante a primeira infância, proporcionando um crescimento amplo, que atinja cada "vareta" do leque-desenvolvimento.

Num ambiente que seja realmente voltado para a Educação Infantil, a variedade de objetos e brinquedos e a extensão do espaço físico não ficarão reduzidos a suas utilidades mais aparentes, por existirem ali profissionais capazes de proporcionar situações que possibilitem às crianças perceber outras utilidades ainda inexploradas desses mesmos objetos, brinquedos e espaços. E, assim, forma-se um circuito inesgotavelmente rico, por ser garantido o retorno das crianças, mostrando aos seus colegas-professores utilidades que só elas são capazes de descobrir ou inventar.

Existem modos de agir e de pensar que competem somente às crianças. Porém, somente ao adulto é possível questioná-las para que estruturem logicamente o seu pensamento e conseqüentemente suas ações. Esta é a postura do educador infantil.


www.construtivismo.com.br

Relacionados com: Izolda Lopes


Envie seus comentários www.construtivismo.com.br