CONSTRUTIVISMO
A Educação na Família e na Escola

Publicações
  Izolda Lopes


Conduta Pedagógica

Izolda Lopes

psicopedagoga e pedagoga empresarial
Rio de Janeiro, 26 de março de 2004

Planejamento de atividades, organização e / ou estruturação de material didático - pedagógico, execução e avaliação são, respectivamente a segunda, a terceira, a quarta e a quinta etapas chaves de todo processo de aprendizagem eficiente e eficaz, independente da idade e da situação acadêmica do aprendente. A primeiríssima etapa é o conhecimento das características individuais essenciais à aprendizagem - cognitivas e afetivas - e às características contextuais - sociais e econômicas.

O planejamento é o elo entre a primeira e as demais etapas, porque tem como pano de fundo a contextualização individual e social ou seja, todas as características percebidas fomentarão a elaboração das atividades, a escolha do material, como cada atividade será desenvolvida e qual o ritmo da avaliação. Digo ritmo, porque o estilo será sempre o processual - individual - coletivo.

Ilustrando cada etapa:

PRIMEIRA:
conhecendo características individuais e contextuais.

SEGUNDA:
planejamento.

O planejamento abrange a atividades, a organização e / ou estruturação do material didático - pedagógico, a metodologia para a execução das atividades, e a avaliação.


www.construtivismo.com.br

Relacionados com: Izolda Lopes


Envie seus comentários www.construtivismo.com.br